quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Impressões...

Uma visita ao Centre Georges Pompidou em Paris é obrigatória.
Além de abrigar o Museu de Arte Moderna, com exposições permanentes, tem as itinerantes que são uma preciosidade.
Agora está acontecendo uma exposição só com artistas do sexo feminino, chamada ELLES@centre Pompidou.
Ou seja, tiraram o lugar de honra sempre ocupado pelos homens e deram para as mulheres.
São cerca de 500 obras, de 200 artistas., como Frida Khalo, Louise Bourgeois, Yoko Ono, Diane Arbus, e Niki de Saint Phalle
Do Brasil, tem Ligia Clarck.
Adorei e achei super criativa e interessante a video arte de uma americana chamada Andrea Fraser. Ela faz uma crítica super bem humorada aos museus e as curadorias em geral.
Vestida como uma guia de museu, ela vai mostrando bebedores, extintores de incêndio, sofás, como se fossem obras de arte.
Mostra como os curadores estão sempre escolhendo as obras por seus próprios interesses e como a burguesia, ignorante, engole as maiores baboseiras como se fosse arte!
Gostei também de um video arte chamada Frontiere, onde a artista, Sigalit Landau usa fios de arame farpado como um bambolê e enquanto ele gira, o arame vai marcando seu corpo.
Outro video arte que me chamou atenção foi de Nikki de Saint Phale, onde ela fica atirando em pinturas para expressar a sua raiva.
Estava lá também a Sophie Calle, aquela artista que foi abandonada pelo seu amor em Tokio e criou as obras como forma de superar a perda. Chama-se Douleur Exquise.
A exposição é dividida em temas e em cada sala, um texto de escritoras como Virginia Wolf, Susan Sontag, Margerite Yourcenar para ilustrar o tema.
Gostei de uma autora que escreveu:"É impossível para mim imaginar a alma humana destituída de rebeldia. Seria como um corpo sem sangue."
E. claro, da sempre maravilhosa Virginia Wolf: " Duas coisas são indispensáveis para o ato criativo: quinhentas libras por ano e um quarto só para si..."
Concordo e assino embaixo!
Namaste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário