segunda-feira, 1 de junho de 2009

Da sorte de um amor tranquilo....


 


 

“Eu quero a sorte de um amor tranqüilo, com sabor de fruta mordida...”

 

Sempre disse que esta música de Cazuza era meu hino... Talvez porque sempre estive envolvida em relações complicadas, passionais, egoístas e intensas...

Desde a adolescência, tive vocação para casos complicados...

E achava que amor era isso. Sofrimento, lágrimas, despedidas...

Isso que eu sentia e sentiam por mim era, na verdade, projeção.

Éramos seres ignorantes e perdidos na ilusão de sermos o nome que nos chamaram, ou a profissão que escolhemos, o amor de outra pessoa, ou pai de alguém, mas e o Ser?

Quem eu sou realmente?

Não sei. Mas pelo menos agora compreendo o real estado de plenitude do Ser. Sei onde posso encontrá-lo.

Em coisas simples como um mar morno e transparente, um por do sol ou um arco-íris visto inesperadamente, ou mesmo fazendo amor com quem amamos, fragmentos no tempo que nos trazem uma alegria, uma paz...

Plenitude. Este é o estado do Ser que somos. Que deveríamos manter 24 horas por dia.

E só não mantemos porque nos embaraçamos nos devaneios do ego que pensamos que somos...

Claro que vivendo numa cidade como São Paulo parece utopia ter tempo para encontrar o verdadeiro Ser... Mas a nossa inquietude permaneceria se estivéssemos no meio do mato plantando feijão. Porque a ignorância do nosso real estado nos persegue, está enraizada em nós, faz parte da nossa essência. E nos deixamos levar pela mente que não para...

A não ser que trabalhemos arduamente para mudar isto. Cada um do seu jeito, mas as ferramentas existem. No entanto, é trabalho duro porque desfaz tudo o que acreditávamos ser e ter. Requer coragem.

Tem um conto budista que diz que Deus estava cansado com tantos pedidos dos homens e queria se esconder. Perguntou a um monge para onde deveria ir e o sábio respondeu que ele deveria se esconder no único lugar que os homens não o procurariam: dentro de seus corações.

Muito mais perto do que imaginamos está a genuína felicidade, assim como pode estar nosso verdadeiro amor. A beleza está sempre nas coisas mais simples, e normalmente não está embrulhada para presente. Porque é real, não precisa de adornos. O amor não precisa de provas e declarações para existir. Ele é em si. Tudo está dito. Tudo em harmonia, fluindo como um rio em direção ao mar, seguindo o curso natural...

Assim é o amor.O resto é ilusão. Expectativas que despejamos nos outros em busca de algo que ninguém pode nos dar, egoísmo disfarçado de entrega, paixão disfarçada de amor... Relações intensas de emoções e vazias de compaixão, que acabam por causar danos enormes na nossa alma.

Relações frágeis em sua essência porque fundadas no desejo, que um dia acaba, tão repentinamente quanto começou e não sobra nada, porque na paixão não há espaço para amizade, simplesmente porque não amamos o outro e sim, o que ele noz faz sentir.

Paixão é autofágica, alimenta-se de si mesmo.

Vemos apenas aquilo que nos é refletido, como na alegoria da caverna de Platão. O mundo passa a ser a projeção daquilo que queremos ser e sentir.

A verdadeira luz que é inerente ao Ser não é refletida porque não há luz na caverna. Com o tempo, sem as luzes que vem de fora, tudo fica escuro e a paixão, como as sombras, acabam e nada mais há para ser visto, para ser vivido. Podemos continuar na caverna, esperando que venha outra luz de fora ou saímos, mesmo que a realidade fora da caverna ofusque nossos olhos.

É preciso maturidade para enxergar o amor... porque ele é dadivoso, realiza-se na felicidade do outro, nada quer para si, alimenta-se de dar. E quanto mais o tempo passa, ao contrário da paixão, mais o amor se fortalece.

Já me lancei de abismos de olhos vendados para provar o quanto gostava de alguém. Hoje não preciso mais provar nada. Ando com meus olhos bem abertos, e foi com eles que pude enxergar o amor que eu sabia que existia, mas ainda não tinha olhos para ver...

Namaste...

 


   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário