segunda-feira, 29 de junho de 2009

objeto de desejo:livros!

"O saber, a gente aprende com os livros.
A sabedoria, a gente aprende com os humildes". Cora Coralina

Vi uma entrevista com Ignacio de Loyola Brandão onde ele diz que o problema dos alunos não terem interesse pela leitura na escola é porque a literatura adotada não desperta nenhum interesse, é muito distante da realidade deles. Por que não adotar literatura contemporânea e ir retrocedendo no tempo? Por que obrigar alunos a ler machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo, quando eles são adolescentes?
Quem de nós leu com prazer estes autores quando tinha essa idade? Ou melhor, quando adultos, quem de nós não se surpreendeu com a leitura aguçada que Machado faz da sociedade e que Graciliano Ramos faz do campo? Mas esta é uma literatura sofisticada. Precisa-se despertar o hábito primeiro, o gosto. Não sair jogando em programas curriculares de ensino médio só porque é assim que se tem feito desde sempre...
Por causa disto, desde sempre os alunos não gostam de literatura, nem de História na escola. Muitos de nós, se não aprendemos a gostar de ler com nossos pais, só fomos ler depois de adultos.
Tive a sorte de nascer em uma família onde os livros eram a visita mais frequente.
Desde então, eles, os livros, são meu maior objeto de desejo e minha companhia mais constante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário