sexta-feira, 26 de junho de 2009

Liberdade é caminhar...

Quinto dia sem carro:
Estou começando a concordar com meu professor que diz que a necessidade do carro é psicológica...
Estamos tão acostumados a dirigir que esquecemos que existem muitas outras formas de ir e vir...
Pode ser que daqui a uns dias eu volte a pensar que é impossível esta cidade a pé, mas por enquanto, estou considerando seriamente vender o carro quando sair do conserto!!!
Até emagreci nesta semana...
Fora a liberdade enorme de parar onde se quer, ver pessoas que acabam se tornando conhecidas, não ter zona azul, estacionamento, multa, aqueles engarrafamentos que dá vontade de largar o carro no meio da rua e sair andando...
Por incrível que pareça, meus dias renderam muito mais, fiquei mais seletiva sobre onde realmente preciso ir e as coisas que posso resolver por telefone ou e-mail. Verdade que a geladeira de casa está completamente vazia, deu preguiça de ir no supermercado a pé, mas é uma questão de ajuste, planejamento...
Sim, quando chove é um problema, ainda mais eu que nunca tive um guarda chuva...
Ontem fui dar aula no Satya Mandir, na Al. Franca, debaixo de chuva, certa de que as alunas iriam aproveitar a manhã chuvosa para dormir um pouco mais e a sala estaria vazia...
Tive a grata surpresa de dar uma deliciosa aula com trilha sonora original: chuva!
Aula de yoga é sempre uma surpresa, porque vc tem que se adequar as necessidades dos alunos. Você prepara uma aula de acordo com o dia, a temperatura, a estação, o seu estado de espírito e quando chega na sala, tem que mudar tudo de acordo com as necessidades das pessoas naquele momento e muitas vezes, não tem nada a ver com a aula que você preparou...
Por isso, acho complicado dar mais do que duas aulas por dia...
O paradoxo é: como sobreviver com apenas duas aulas ao dia???
Impossível. Só tendo outra fonte de renda...
Este é o dilema de todos os professores que conheço. Todo mundo gostaria de ter tempo para dar aulas, praticar, estudar, mas acaba sendo pego na armadilha da subsistência. E vejo professores maravilhosos tendo que dar cinco aulas por dia para poder pagar suas contas.
Pelo bem que o yoga faz para a vida de cada um e do planeta, professores de yoga deveriam ser pagos pelo estado, prefeitura, governo federal, para poderem dar suas aulas gratuitamente e com a qualidade que tenho certeza, todos gostariam...
Namaste...

Um comentário:

  1. Namaste querida! Adorando sua fase andarilha...

    E que sonho lindo para todos os profissionais de Yoga... tomara que um dia ele se realize!

    Te vejo hoje no Kirtan do Pedro Kupfer??

    Bjos

    Fe

    ResponderExcluir