terça-feira, 30 de junho de 2009

Shantaram: uma obra de arte!!!

Estou lendo um livro maravilhoso indicado por meu professor: Shantaram, de Gregory David Roberts.
Sabe aqueles livros que você fica economizando na leitura para não acabar logo? Aqueles livros que vc se prepara para ler, faz quase um ritual, senta-se na melhor poltrona, tira sapatos, traz o que for necessário para perto e reza para o telefone não tocar e ninguém chegar pra não estragar a sua leitura...
São 933 páginas, confesso que nunca li um livro tão longo e ainda mais, em inglês!!!
Fiz intercâmbio nos EUA quando era adolescente, voltei a morar lá outras tantas vezes, mas nunca aprendi tanto inglês quanto com este livro, porque é tão bem escrito que não dá pra deixar pra lá, ou tentar entender baseado no contexto.
Não, a gente faz questão de não perder uma vírgula, um sentido seguer, é preciosidade pura.
Grosso modo, conta a história de um cara, o autor, australiano, filósofo, revolucionário que acabou se viciando em heroína, virou traficante de drogas e acabou preso em seu país, torturado, mas conseguiu fugir para a India, onde passou a morar nos "slums", as favelas de Mumbai.
Não só a estória de sua vida é fantástica, mas o COMO ele escreve é tocante, surpreendente, emocionante. O resultado é um livro fascinante porque o autor tem um conhecimento tamanho da lingua inglesa que consegue transformar em poesia a dura vida do submundo.
Obviamente, o filme já está sendo rodado e terá Johnny Depp como protagonista.
Mas como todos sabemos, o filme não chegará aos pés do livro, portanto se você gosta de uma boa leitura, corra!!!
Este livro é imperdível!!!
Namaste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário